Ícarus - In the wings of time
Nesta altura de reflexão sobre a razão e evolução da moda – indústria e criação – a Storytailors aposta com convicção renovada no desenvolvimento de peças de vestuário de qualidade, que combinem tradição e inovação, sempre com optimismo e alimentando a promessa de sonho.
Inspiração
Criamos peças para desafiarem o tempo e as estações, para ajudar quem as use a tirar o devido partido do acto de vestir, de forma divertida e interventiva. Valorizamos o design, inspiramo-nos na ideia de um bom guarda-roupa para uma mulher contemporânea, exploramos e repensamos as várias tipologias de peças e as novas mais-valias que podem trazer. Com métodos próprios de construção do vestuário, baseados na análise das formas anatómicas do corpo feminino, damos forma à nossa inspiração, definindo-a como real e não só lírica. O nosso lirismo em “Ícarus – in the wings of time” viveu o sonho de Ícarus e a sua determinação; pegou nas suas asas e fê-las brotar de camisas, saias, capas e vestidos. Vimos espelhada na sua a nossa vontade de lutar por um objectivo, com paixão e persistência, contra ventos e marés, vencendo contrariedades, por um momento de felicidade absoluta, ainda que efémera... como um desfile de moda. Assim criámos Clei, uma personagem actual cuja história podia ser a de qualquer um de nós.
Peças
1- Casacos: capas, sobretudos, “robe-manteaux”, blazers, boleros, blusões, entre outros.
2- Vestidos: de dia e de noite.
3- Tops: camisas, espartilhos, coletes, entre outros.
4- Saias de várias silhuetas.
5- Calças de várias silhuetas.
6- Malhas: tops, vestidos e casacos.
Cores
Se a paleta para Primavera/Verão era um amanhecer de Primavera, da meia-noite ao meio-dia, as cores desta colecção pintam um entardecer de Outono, do meio-dia à meia-noite. Cores quentes e intensas. A romã, os frutos secos, as uvas, os frutos do bosque em azul petróleo e aqua, tons torrados de amarelo e vários vermelhos, do rosado ao mais escuro, passando pelo carmim, depois castanho, cor-de-vinho, púrpura, azul profundo e preto, conjugados com branco.
Tecidos
1 - Lãs
- As tradicionais fazendas de lã lisas e com padrões nos casacos, vestidos e calças, em que os motivos clássicos de “pied-de-poule” e “príncipe de Gales” são ocasionalmente desconstruídos por um estampado com motivo criado a partir das referências temáticas da colecção.
- O tricot industrial pontuado por chiffon de seda.
2 – Algodões
- Os piquês de algodão em camisas e pormenores.
- Os jerseys em tops e casaquinhos, novos e também no modelo “Narkë”, o básico da Storytailors.
3- Novos tecidos
- O neoprene em versão ligeira, com cobertura de sarja acetinada, em casacos, vestidos, saias e calças. Um tecido com potencial plástico e um aspecto surpreendentemente requintado.
- A popelina de algodão com acabamento encerado em camisas e pormenores. Um tecido clássico com um acabamento que o torna inesperado.
- A sarja com acabamento de cerâmica em vestidos, calças e saias. Um tecido fluído, ideal para efeitos drapeados pelo seu comportamento próximo do crepe.
Detalhes
- O corte e metodologia de construção das peças, desenvolvidos internamente pela Storytailors, sugerem as linhas anatómicas do corpo; linhas sinuosas que passam onde o corpo tem formas côncavas ou convexas.
- O efeito “mil-folhas” de manipulações que brotam como asas, folhas ou penas, desfazendo-se em drapeados nas várias peças da colecção.
- Os casacos trabalhados aliando métodos da alfaiataria tradicional a novos processos, no âmbito de promover uma nova alfaiataria feminina.
- O espartilho “Miss Sylphe”. Com uma silhueta curvilínea e suave, este espartilho é o resultado do permanente trabalho da Storytailors numa nova corseterie. A adicionar ao espartilho “Story”, um modelo que é já um básico Storytailors.
- As camisas com cortes desenvolvidos especificamente para o corpo feminino e com apontamentos reinterpretados da camisaria masculina tradicional.
- Padrões desenvolvidos como um “scrapbook” da colecção e conciliados com alguns padrões têxteis clássicos, como o “pied-de-poule” e o “príncipe de Gales”.
- Os pins artesanais: flores feitas nos vários tecidos da colecção. - Colares por Marta Fondes.
CV
João Branco e Luís Sanchez formaram a dupla Storytailors em 1999, quando ainda frequentavam a Faculdade de Arquitectura de Lisboa, onde ambos concluíram a licenciatura em Design de Moda. Depois de amadurecerem conceitos e serem premiados individualmente pelas suas criações, os dois designers passaram a desenvolver conjuntamente colecções inspiradas nos contos de fadas tradicionais e na alta-costura dos anos 50. Com o apoio do Portugal Fashion, a dupla participou no Calendário Oficial de Alta-Costura de Paris. Nas edições nacionais do evento, os Storytailors têm apresentado as suas propostas “Atelier” e também aquelas que desenvolvem sob a chancela da marca Narkë.
Contactos
Loja / Atelier
Calçada do Ferragial 8, 10,
Chiado
1200 - 184 Lisboa
t. ( + 351) 21 3432306
Escritório
t. (+ 351) 21 7782270
Galerias de Fotos - Edição de Outubro de 2007
Galerias de Fotos - Edição de Março de 2007
Colecções Outono/Inverno 2007-2008
Galerias de Fotos - Edição 2006
Links