S.O.S. DAMSEL IN DISTRESS
Street Couture
S.O.S. Damsel in Distress é uma colecção formada por peças que se destinam a compor um guarda-roupa equilibrado, requintado, versátil e passível de interpretações imaginativas, como o próprio termo Street Couture sugere.
INSPIRAÇÃO
A aceleração do tempo e as 12 primeiras horas do dia: das 00h00 às 04h00, das 04h00 às 08h00 e das 08h00 às 12h00; - Ícarus e o sonho de voar - as linhas anatómicas de um fato de aviador; - O efeito borboleta e as metamorfoses.
CONCEITOS E HISTÓRIA
“¢¤†±¡ [chegou a altura de pôr fim a esta linguagem.] ¥¤‡¡ [eu a criei, eu a destruo.] Mas comecemos do princípio. O meu nome é §°… desculpem, força do hábito. O meu nome é B.O e vou contar-vos como cheguei a este ponto da minha vida. Vivíamos o ano de 2010 e o tempo escasseava. O tempo e não só. Mas esta história é sobre o tempo e, como tal, não vou fazer-vos perdê-lo.” Excerto de “Burn Out”, por Ana Leonor Branco
DESTAQUES E DETALHES
Os cortes das peças sugerem as linhas anatómicas do corpo, da silhueta humana. São linhas sinuosas, que passam onde o corpo tem formas concavas ou convexas. Casacos trabalhados no sentido de promover uma nova alfaiataria, recorrendo a uma parceria com uma empresa portuguesa que possui tradição em alfaiataria desde 1920. Bordados resultantes da parceria com uma bordadeira dos lenços dos namorados, certificados através da associação de artesanato Adere-Minho.
As cores são retiradas da paleta da noite (azuis profundos, preto) e da luminosidade do amanhecer (branco, pérola, creme, malva, azul-céu). Nos tecidos, destacam-se as fazendas frescas com cerâmica, em casacos, calças, saias e vestidos; os cupros, em vestidos e tops fluidos, drapeados a partir do efeito “nó borboleta” – estudo desenvolvido a partir da manipulação “grande nó”, método de drapear muito usado em vestidos nos anos 30; as malhas tricotadas com fio de algodão; as malhas jersey em seda; as popelines e piquês de algodão em camisas e tops; as gabardinas e sarjas acetinadas de algodão, em casacos e saias recortadas a laser. Esta colecção recorre integralmente a produção nacional, com a excepção de algumas matérias-primas, que o mercado nacional não produz.
CV
João Branco e Luís Sanchez formaram a dupla Storytailors em 1999, quando ainda frequentavam a Faculdade de Arquitectura de Lisboa, onde ambos concluíram a licenciatura em Design de Moda. Depois de amadurecerem conceitos e serem premiados individualmente pelas suas criações, os dois designers passaram a desenvolver conjuntamente colecções inspiradas nos contos de fadas tradicionais e na alta-costura dos anos 50. Com o apoio do Portugal Fashion, a dupla participou no Calendário Oficial de Alta-Costura de Paris. Nas edições nacionais do evento, os Storytailors têm apresentado as suas propostas sob a chancela da marca Narkë.
Contacto
Calçada do Ferragial, 10 – Chiado
1200 - 184 Lisboa
t. 217 782 270
Galerias de Fotos - Edição de Outubro de 2007
Galerias de Fotos - Edição de Março de 2007
Colecções Outono/Inverno 2007-2008
Galerias de Fotos - Edição 2006
Links