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Sexta-feira, 20 de Março de 2009
METRO É O JORNAL OFICIAL DO DESFILE DE

Diário gratuito associa-se pela 2.ª vez à moda portuguesa

 

Cinco novos designers apresentam propostas Outono/Inverno 2009/10 O Portugal Fashion estabeleceu, pela segunda vez consecutiva, uma parceria com o diário gratuito Metro, que assim se associa à 24.ª edição do evento enquanto jornal oficial do desfile colectivo de jovens criadores.

 

De resto, o desfile agendado para sexta-feira, 20 de Março, assumiu precisamente a denominação Metro Jovens Criadores e reúne cinco novos designers já com anteriores experiências na passerelle do Portugal Fashion. Andreia Lobato, Celsus, Autopsy by Jordann Santos, Odete Barreiro by Project ID e Tany Calapez vão, então, apresentar as suas propostas Outono/Inverno 2009. Desta forma, o evento cumpre a vertente laboratorial ou de incubação que lhe tem permitido renovar o potencial humano da moda portuguesa.

 

O presidente da ANJE justifica a parceria com o Metro “pela natureza eminentemente urbana e cosmopolita deste jornal, que condiz bem com a cultura do próprio Portugal Fashion”.

Publicado em mais de 20 países, o Metro é, em Portugal, distribuído gratuitamente em oito cidades (Lisboa, Porto, Coimbra, Braga, Guimarães, Aveiro, Setúbal e Leiria), sendo lido por mais de 600 mil leitores diários. “Dada a sua elevação circulação e audiência, o Metro é um veículo promocional extremamente eficaz e abrangente”, diz, a propósito, Armindo Monteiro.

 

Lançada em Dezembro de 2004, a edição portuguesa do Metro nasceu de uma parceria entre grupo Media Capital e a editora sueca Metro Internacional. Jodann Santos nasceu em Paris a 20 de Maio de 1983. Em 2002 concluiu o Art Foundation em Suffolk, Reino Unido, tendo posteriormente frequentado os cursos de Fashion Design na Brighton Fashion School e de Design de Moda no Citex, no Porto. Depois de um estágio com o estilista Júlio Waterland, Jordann Santos colaborou enquanto designer criativo no atelier de arquitectura Marta’s, de Marta Espergueira Mendes.

 

No início de 2008, em parceria com o jovem estilista Jorge Costa, participou no evento Moda Madeira, onde acabou por se tornar criador residente. Em Março de 2008, estreou-se no Portugal Fashion, também em dupla com Jorge Costa, onde apresentou a marca Autopsy. Possui atelier próprio na cidade do Porto, onde continua a aprofundar as criações Autopsy, executando simultaneamente trabalhos de alta-costura para clientes particulares. Dois anos depois de ter concluído o curso de Modelagem e Design de Moda no CIVEC, em Lisboa, Andreia Lobato estreou-se no Portugal Fashion em Outubro 2007, apresentando as suas propostas no desfile colectivo dos Jovens Criadores. A designer lisboeta de 24 anos já venceu o prémio Melhor Colecção de Senhora no Concurso Agulha de Ouro, bem como o galardão Designer Profissional, no evento Nazaré Moda, promovido pela Vila de Nazaré. No seu currículo constam ainda participações em eventos como a SIMM – Semana Internacional de Moda de Madrid, a Expo Noivos, na FIL, a Feira da Ascensão, em Alenquer e, mais recentemente, o SnowFashion 09, organizado pela Turistrela e Estância Vodafone.

 

Licenciado em Design pela Universidade de Aveiro, Celso Assunção apresentou a marca Celsus no evento aveirense Moda 2004. O percurso do estilista está, aliás, intimamente ligado à promoção da moda na região de Aveiro, através da co-organização de eventos e do desenvolvimento de fardas e demais vestuário para empresas e bandas musicais. Tais actividades valeram a Celsus o Troféu Moda da Gala Aveiro FM 2006, a qual distingue personalidades locais, nas mais diversas áreas de actuação. A propósito de galardões merece também destaque a sua vitória no Concurso Nacional de Design Protegido em t-shirt, iniciativa organizada pelo GAPIdesign e pelo CPD – Centro Português de Design. Apresentou pela primeira vez a sua grife no Portugal Fashion em Outubro de 2007. Em 2008, foi convidado pela Fundação do Gil e pelo Museu de Chapelaria de S. João da Madeira para criar um chapéu no âmbito do projecto “Um chapéu um sorriso” e apresentou a colecção “Re Use It”, na Agência Nacional Grega, no âmbito de um training course que frequentou na Grécia. Actualmente, é parceiro da Associação Vertigem na organização do concurso internacional “RECLOTHES – reboot your clothes”.

 

Nascida no Zimbabué a 29 de Novembro de 1977, Tany Calapez frequentou a Escola de Moda Gudi, no Porto, onde concluiu o curso de Estilismo. A jovem criadora venceu em 2006 o 4º prémio do Programa Aliança, iniciando aí a sua participação nos desfiles e showrooms do Portugal Fashion. Em Fevereiro de 2007, também com o apoio do Portugal Fashion, participou no certame turco Istanbul International Fashion Fair. Em 2008, Tany Calapez colaborou na revista InPeople, onde dava conta das novas tendências. Em Janeiro deste ano, participou no “SnowFashion 09”, evento promovido pela Turistrela e pela Estância Vodafone.

 

publicado por Equipa SAPO às 14:45
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