tags

2010

acetato

aerosoles

alive

alves/gonçalves

ana salazar

anabela baldaque

andreia filipa oliveira

andreia lobato

armindo teixeira

atelier do sapato

bárbara silva

brand^up

ca joias

calendário de desfiles

carlos gil

casting

celsus

celtic jeans

chocolate negro

cohibas

colecções

colectivo calçado

colectivo indústria

colectivos

comunidade

concreto

coxx

coxx borba

cristina miguel

de gier

dielmar

diogo miranda

dkode

domingo

eject

eject shoes

elizabeth teixeira

eugenio campos

fashion week2

fátima lopes

fatima lopes

fátima lopes homem

felipe oliveira baptista

felmini

fernando lopes

figuras públicas

filipe trindade

fly london

gaia

goldmud

hermar

id values

jordann santos

josé reis design

jotex

jovens criadores

julio torcato

júlio torcato

katty xiomara

leuna

lion of porches

louis de gama

luís buchinho

luís onofre

luis onofre

marco mesquita

marco sousa santos

miguel vieira

nobrand

odete barreiro

orfama

orfama antónio cunha

orfama by antónio cunha

outono/inverno 2010/2011

passatempo

paula borges

paula borges by lúcia borges

pedro pinto

pedro waterland

portugal fashion

press release

programa

red oak

rita bonaparte

sábado

segunda-feira

sexta-feira

silvia rebatto

sofia de almeida

sonia pratas

stiletto

story tailors

storytailors

storytailors narkë

tany calapez

tenente jeans

verão 2008

x & y couture

yes

todas as tags

Sexta-feira, 3 de Outubro de 2008
PORTUGAL FASHION PELA PRIMEIRA VEZ EM LISBOA

Para mostrar colecções de atelier

 

Luís Onofre (calçado), Júlio Torcato, Anabela Baldaque, Felipe Oliveira Baptista, Storytailors e Fátima Lopes revelam as suas propostas para a próxima estação quente

 

Pela primeira vez em quase 15 anos de história, o Portugal Fashion (PF) organiza um programa de desfiles de moda em Lisboa. A 23.ª edição do evento inclui uma noite na capital portuguesa dedicada às colecções de atelier de criadores com experiência internacional, noite essa que serve de complemento ao fim-de-semana de desfiles que teve lugar, a 26 e 27 de Setembro, em Vila Nova de Gaia.

 

Na margem esquerda do Douro foram privilegiadas as colecções Primavera/Verão 2009 de marcas de vestuário e calçado, as linhas comerciais nascidas de parcerias indústria/criadores e as propostas de jovens designers. Agora, em Lisboa, Luís Onofre (calçado), Júlio Torcato, Anabela Baldaque, Felipe Oliveira Baptista, Storytailors e Fátima Lopes revelam as suas propostas de atelier para a próxima estação quente. Todos estes criadores têm experiência internacional, indo por isso ao encontro de um dos grandes propósitos dos desfiles na capital: explorar o cosmopolitismo de Lisboa, tendo em vista uma mais eficaz promoção da moda portuguesa no estrangeiro.

 

Na capital portuguesa, o PF ganha escala e reforça a sua vocação internacional. Lisboa é uma plataforma onde se cruzam diferentes culturas e saberes, onde aportam muitos olhares interessados no nosso país e onde se geram dinâmicas criativas capazes de seduzir o mundo. Por tudo isto, pareceu-nos pertinente esta operação de charme a partir de Lisboa, convocando para tanto alguns dos mais cosmopolitas criadores portugueses”, afirma o presidente da ANJE, Armindo Monteiro.

 

Pensamos que, em Gaia, fazia todo o sentido apresentar a vertente mais comercial da moda portuguesa, aquela da qual depende, em boa medida, a competitividade da Indústria Têxtil, de Vestuário e de Calçado. Isto porque o Norte está – por tradição social, cultural e económica – profundamente ligado a estas indústrias. Em Lisboa, queremos mostrar o lado eminentemente criativo da moda, aquele que alarga os horizontes estéticos e define as tendências de futuro”, explica o mesmo responsável.

 

Criadores com experiência internacional

O programa de desfiles arranca com a nova linha de sapatos para senhora de Luís Onofre, um designer cujas colecções de calçado causaram forte impacto nas últimas edições do PF. Com uma identidade criativa muito vincada e uma clara percepção das tendências da moda, Luís Onofre sabe aliar a criatividade à capacidade comercial. O designer possui agentes comerciais a representar a sua marca em Espanha (o seu principal mercado, com cerca de 25% das exportações), França, Alemanha, Grécia, Holanda, Itália, Dinamarca, Suécia, Noruega, EUA, Israel, Canadá, entre outros países.

 

Recentemente, Luís Onofre investiu 350 mil euros numa nova fábrica em Oliveira de Azeméis, onde são produzidos sapatos, malas e acessórios de senhora e, residualmente, sapatos de homem. Segue-se a colecção Primavera/Verão 2009 de Júlio Torcato, um estilista que conta já com 20 anos de carreira. Vencedor de prémios nacionais e internacionais, Júlio Torcato é presença habitual no PF e participou em várias edições da Moda Lisboa, bem como em desfiles no estrangeiro. Com experiência na Indústria de Vestuário, o criador foi responsável pela colecção apresentada pela Lion of Porches na Istanbul Fashion Week, em 2006, com o apoio do PF.

 

A programação prossegue com o desfile de Anabela Baldaque, uma criadora que acompanha o PF deste a sua edição inaugural, em 1995. Cinco anos mais tarde, em 2000, Anabela Baldaque iniciou o seu processo de internacionalização, com um desfile na reputadíssima 7th on Sixth Fashion Week, em Nova Iorque, a convite do PF. Em parceria com o PF participou ainda na Semana do Prêt-à-Porter de Paris, na Barcelona Fashion Week e, mais recentemente, na São Paulo Fashion Week.

 

No início da noite, Felipe Oliveira Baptista dá a conhecer as suas últimas propostas de alta-costura, já apresentadas na Semana da Moda de Paris. Radicado em França, Felipe Oliveira Baptista é hoje um nome bastante respeitado da alta-costura internacional. Estudou na Universidade de Kingston, em Inglaterra, e trabalhou para a MaxMara, em Itália, e para as conceituadas casas Christophe Lemaire e Cerruti, em França. Com apenas 33 anos, o designer açoriano comercializa as suas peças em Paris, Nova Iorque, Los Angeles e Tóquio, por exemplo.

 

A alta-costura continuará a preencher a programação do PF, uma vez que, no desfile seguinte, sobem à passerelle as sempre irreverentes propostas dos Storytailors, com a etiqueta Närke. A dupla formada por João Branco e Luís Sanchez tem também experiência internacional, sendo de destacar a sua presença em Paris, quer em desfiles, quer em showrooms organizados pelo PF.

 

A noite termina com a apresentação da colecção Primavera/Verão 2009 de Fátima Lopes, que traz à passerelle do PF as propostas que desfilaram, com inegável sucesso, no calendário oficial da Semana do Prêt-à-Porter de Paris, a 27 de Setembro. Na “cidade-luz”, a criadora já realizou vinte desfiles em 10 anos, o que diz bem do seu prestígio internacional. Aliás, as suas colecções são vendidas em praticamente todo o mundo, desde os EUA ao Japão, passando pela Holanda, Áustria, Alemanha, França, Bélgica, Líbano, Porto Rico e Extremo Oriente.

 

Portugal Fashion Tour

No passado fim-de-semana, em Gaia, tiveram lugar oito desfiles individuais e três colectivos. O habitual desfile colectivo de marcas de vestuário contou com as participações da Celtic Jeans, Concreto, Hermar (by Sofia de Almeida), ID Values, Paula Borges (by Lúcia Borges) e Orfama (by Lúcia Vieira e António Cunha).

 

No calçado, as propostas vieram da Aerosoles, Atelier do Sapato, Cohibas, Dkode, Fly London, Goldmud e Nobrand. O desfile colectivo METRO JOVENS CRIADORES, apoiado pelo jornal homónimo, fez subir à passerelle as criações de Andreia Lobato, Celsus, Leuna by Elisabeth Teixeira, Autopsy by Jordann Santos, Odete Barreiro, Pedro Pinto e Tany Calapez. Já os desfiles individuais estiveram a cargo de José António Strena (calçado), Xik (by Katty Xiomara), Sónia Pratas, Rita Bonaparte, Diogo Miranda, Jotex (by Luís Buchinho), Bela Balda (by Anabela Baldaque) e Storytailors.

 

Com os desfiles de Lisboa termina o Portugal Fashion Tour, uma jornada promocional da moda portuguesa composta por quatro eventos repartidos por três localizações (Gaia, Paris e Lisboa). Enquanto decorria o segundo dia de desfiles na margem esquerda do Douro, a 27, Fátima Lopes apresentou, com o apoio do PF, a sua colecção Primavera/Verão 2009 no calendário oficial da Semana do Prêt-à-Porter de Paris.

 

E em Gaia encerra hoje o Showroom Portugal Fashion (22 de Setembro a 4 de Outubro), um espaço de venda ao público de artigos de cerca de 20 marcas (vestuário e calçado) e criadores nacionais.

publicado por Equipa SAPO às 14:04
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De toni a 3 de Outubro de 2008 às 15:23
podiam colocar fotos de todos os desfiles s.f.f.

Comentar post

posts recentes

BUCHINHO COMEMORA 20 ANOS...

ANA SALAZAR QUESTIONA VAL...

REGRESSOS ACENTUAM MODA D...

MODA NACIONAL“RE-MIXED”

Chocolate Negro - OUTONO/...

Diogo Miranda - OUTONO/IN...

Dielmar - OUTONO/INVERNO ...

Concreto - OUTONO/INVERNO...

Hugo Veiga - Jovens Criad...

Goldmud - OUTONO/INVERNO ...

Fly London - OUTONO/INVER...

Fernando Lopes - Jovens C...

Felipe Oliveira Baptista ...

Fátima Lopes OUTONO/INVER...

Elisabeth Teixeira - OUT...

DKODE - OUTONO/INVERNO 20...

[António Cunha] Orfama - ...

Nobrand - OUTONO/INVERNO ...

Luís Onofre - OUTONO/INVE...

Luís Buchinho - OUTONO/IN...

Luciana Teixeira | Jovens...

Lion of Porches - OUTONO/...

Júlio Torcato - OUTONO/IN...

Stiletto - OUTONO/INVERNO...

iD VALUES - OUTONO/INVERN...

Red Oak - OUTONO/INVERNO ...

Y.E.S. - OUTONO/INVERNO 2...

Storytailors - OUTONO/INV...

Celtic Jeans - OUTONO/INV...

Carlos Gil - OUTONO/INVER...

arquivos

Março 2010

Outubro 2009

Março 2009

Outubro 2008

Setembro 2008

Março 2008

Outubro 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Pub