tags

2010

acetato

aerosoles

alive

alves/gonçalves

ana salazar

anabela baldaque

andreia filipa oliveira

andreia lobato

armindo teixeira

atelier do sapato

bárbara silva

brand^up

ca joias

calendário de desfiles

carlos gil

casting

celsus

celtic jeans

chocolate negro

cohibas

colecções

colectivo calçado

colectivo indústria

colectivos

comunidade

concreto

coxx

coxx borba

cristina miguel

de gier

dielmar

diogo miranda

dkode

domingo

eject

eject shoes

elizabeth teixeira

eugenio campos

fashion week2

fátima lopes

fatima lopes

fátima lopes homem

felipe oliveira baptista

felmini

fernando lopes

figuras públicas

filipe trindade

fly london

gaia

goldmud

hermar

id values

jordann santos

josé reis design

jotex

jovens criadores

julio torcato

júlio torcato

katty xiomara

leuna

lion of porches

louis de gama

luís buchinho

luís onofre

luis onofre

marco mesquita

marco sousa santos

miguel vieira

nobrand

odete barreiro

orfama

orfama antónio cunha

orfama by antónio cunha

outono/inverno 2010/2011

passatempo

paula borges

paula borges by lúcia borges

pedro pinto

pedro waterland

portugal fashion

press release

programa

red oak

rita bonaparte

sábado

segunda-feira

sexta-feira

silvia rebatto

sofia de almeida

sonia pratas

stiletto

story tailors

storytailors

storytailors narkë

tany calapez

tenente jeans

verão 2008

x & y couture

yes

todas as tags

Quinta-feira, 11 de Outubro de 2007
34 Colecções em Tenda Gigante
A 21ª edição do Portugal Fashion vai ter lugar na Praça do Eixo Atlântico, junto ao El Corte Inglés, em Vila Nova de Gaia, nos dias 19, 20 e 21 de Outubro. Para tanto será montada uma tenda gigante com 1200 m2 de área total, uma altura de quatro andares e capacidade para 1000 lugares sentados. De resto, a mesma estrutura acolheu a última edição da Passarella Cibelles, em Madrid, pelo que comprovadamente está preparada para receber grandes eventos de moda.

Na passerelle do Portugal Fashion vão ser apresentadas 34 colecções Primavera/Verão (nove de calçado e 25 de vestuário), desenhadas por 12 criadores consagrados, cinco novos designers e 16 marcas (oito de calçado e oito de vestuário).

 Do programa do 21º Portugal Fashion destacam-se os desfiles dos criadores Felipe Oliveira Baptista, José António Tenente (Tenente Jeans), Miguel Vieira, Fátima Lopes (Homem e Senhora), Luís Onofre (calçado), Pedro Pedro, Storytailors (Närke), Luís Buchinho (by Jotex), Katty Xiomara (XIK) e Anabela Baldaque (pela primeira vez com a marca Bela Balda), entre outros.

No que diz respeito às marcas, há registar as presenças da Acetato, Concreto, Celtic Jeans, Hermar, ID Values, Paula Borges, Gangsters e X & Y Couture. O desfile colectivo de calçado vai trazer à passerelle do Portugal Fashion as colecções para a estação quente das marcas Aerosoles, Cohibas, Coxx, Dkode, Eject, Fly London, José Reis Design e Sílvia Rebatto.

Ao contrário do que acontecia desde 1995, e apesar da itinerância de alguns desfiles ao longo da história do evento, o próximo Portugal Fashion não se realizará na cidade do Porto, mas sim na margem esquerda do rio Douro. O município de Vila Nova de Gaia vai, aliás, acolher o Portugal Fashion até Março/Abril de 2010, de acordo com um protocolo assinado, em meados de Setembro, entre as entidades promotoras do evento – Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) – e a autarquia presidida por Luís Filipe Menezes.

No protocolo, a mudança é justificada pela necessidade do “Portugal Fashion definir um período mínimo de estabilidade e de confiança na sua localização”. Com base nesta premissa, o município de Vila Nova de Gaia foi escolhido por apresentar, na última década, “uma enorme e consolidada requalificação que fazem dele um dos exemplos de maior dinamismo e de modernização infra-estrutural em termos nacionais”. “Hoje – prossegue o protocolo – “Vila Nova de Gaia já é uma marca líder de toda a Região Norte, concitando um grande reconhecimento e capacidade de atracção de investimento público e privado e que a realização do Portugal Fashion no concelho proporcionará uma oportunidade de promoção nacional e internacional de grande valia para o seu território”.

Alive and kicking

Quanto à 21ª edição do evento, importa ainda salientar que será “Alive” o Portugal Fashion que vai aportar na Praça do Eixo Atlântico, em Gaia, pois este foi o conceito encontrado pelo designer de interiores Marco Sousa Santos para leitmotiv dos desfiles e, em particular, para orientar a decoração dos vários espaços (social, “passerelle”, sala de imprensa e patrocinadores) que a tenda gigante vai acolher.

Tendo como pano de fundo a mediatização da realidade e a confusão entre verdade e ficção, físico e virtual, que tal fenómeno proporciona, “Alive” é, para Marco Sousa Santos, “o pressuposto de uma tendência de regresso ao tempo real e à sua reavaliação. Uma tomada de consciência de que perdemos o controlo da nossa própria realidade quotidiana e que devemos regressar a nós, ao nosso corpo, às nossas acções e correspondentes consequências”.
Neste sentido, “Alive” configura a “necessidade de nos fixarmos no tangível táctil e reafirmarmos a existência do momento real, em directo, susceptível de falhas e surpresas, inequivocamente humano”, explica o designer.

Uma vez mais, o evento privilegiará os desfiles individuais quer de designers, quer de marcas. De resto, o Portugal Fashion vai prosseguir o esforço de aproximação dos criadores à indústria, e vice-versa, apostando em marcas em que o design é claramente entendido como um factor de competitividade e em designers que, sem prejuízo da componente artística que a moda comporta, assumem no seu trabalho uma perspectiva comercial e de marketing.
A intenção é, uma vez mais, ajudar indústria e criadores a evoluírem conjuntamente no sentido de uma aposta clara em novos factores de competitividade, como a qualidade, a inovação e o design.

Por outro lado, nesta 21ª edição vai ser organizado, como habitualmente, um desfile colectivo dedicado a talentos emergentes da moda portuguesa. Ao lançar novas promessas, o Portugal Fashion está também a dinamizar todo o circuito da moda nacional.
Mais criadores no mercado significa valor acrescentado para a produção têxtil e um volume maior de actividades promocionais em torno da moda (desfiles, showrooms, feiras, castings…), com tudo o que isso implica em termos de meios humanos (manequins, cabeleireiros, aderecistas, maquilhadores, técnicos de som e luz, fotógrafos…) e materiais.
publicado por Equipa SAPO às 12:05
link do post | comentar | favorito
|
posts recentes

BUCHINHO COMEMORA 20 ANOS...

ANA SALAZAR QUESTIONA VAL...

REGRESSOS ACENTUAM MODA D...

MODA NACIONAL“RE-MIXED”

Chocolate Negro - OUTONO/...

Diogo Miranda - OUTONO/IN...

Dielmar - OUTONO/INVERNO ...

Concreto - OUTONO/INVERNO...

Hugo Veiga - Jovens Criad...

Goldmud - OUTONO/INVERNO ...

Fly London - OUTONO/INVER...

Fernando Lopes - Jovens C...

Felipe Oliveira Baptista ...

Fátima Lopes OUTONO/INVER...

Elisabeth Teixeira - OUT...

DKODE - OUTONO/INVERNO 20...

[António Cunha] Orfama - ...

Nobrand - OUTONO/INVERNO ...

Luís Onofre - OUTONO/INVE...

Luís Buchinho - OUTONO/IN...

Luciana Teixeira | Jovens...

Lion of Porches - OUTONO/...

Júlio Torcato - OUTONO/IN...

Stiletto - OUTONO/INVERNO...

iD VALUES - OUTONO/INVERN...

Red Oak - OUTONO/INVERNO ...

Y.E.S. - OUTONO/INVERNO 2...

Storytailors - OUTONO/INV...

Celtic Jeans - OUTONO/INV...

Carlos Gil - OUTONO/INVER...

arquivos

Março 2010

Outubro 2009

Março 2009

Outubro 2008

Setembro 2008

Março 2008

Outubro 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Pub